Arquivo do blogue

quarta-feira, 6 de julho de 2016


A Sabedoria com o significado bíblico.

 

O Homem começa a compreender o sentido do Universo e da História quando se compromete com Deus e o Seu projeto, e a sabedoria é, então, um dom de Deus e não é concedida a todos.

 

O pecador detesta a religião e afasta-se da fonte da sabedoria.

 

Alguns dos meus amigos (e amigas) confidenciaram-me que alguns assuntos por mim abordados os "assustam" e por isso tendem a ignorar evitando a sua leitura ou a sua audição quando conversamos pessoalmente.

 

Vem bem explicado em Eclesiástico 4:17-19 que primeiro a sabedoria conduzirá a pessoa por caminhos tortuosos, causando-lhe Medo e Tremor, e atormentá-lo-á com a sua disciplina, até que a pessoa confie nela e até que ela o tenha provado com as suas exigências.

 

Depois a sabedoria conduzirá a pessoa pelo caminho reto, alegrá-la-á e manifestar-lhe-á os seus segredos.

 

A pessoa começará a percecionar o mundo de forma diferente, mais nítido e mais compreensível. A maior parte dos problemas existenciais criados pelo medo e pela ignorância desaparecem pura e simplesmente. A Vida deixará de ser tão complicada.

 

Se a pessoa se desviar, a sabedoria abandoná-la-á e entregá-la-á ao sabor do próprio destino.

 

Acreditem. Se se entregarem ao projeto de desenvolvimento universal, com a consciencialização progressiva (espiritualização) e conseguirem alcançar a "chave" dos acontecimentos, a faculdade de "ver" e de se "aperceberem" da verdadeira realidade, terão consciência dos próprios limites e manter-se-ão abertos à manifestação do mistério da vida, como recomendou S. Paulo na sua primeira carta aos Tessalonicenses, 5:19-21 "Não estingais o Espírito; não desprezeis os Profetas; examinai tudo e ficai com o que é bom".

 

Ou seja: Não "matem" o Espírito à fome. Ele precisa de ser "alimentado" pelo constante exercício mental livre das correntes limitadoras do mundo físico. Oiçam os Homens de conhecimento e saber que transmitem a sabedoria vinda do mundo espiritual. Ouvir é correto. Depois poderão examinar o que ouviram e intuitivamente (porque são bombardeados pelo caudal de informação do Espírito residente sempre conectado com o Espirito Universal) registar o que lhes interessa e seja útil para o desenvolvimento espiritual.

 

Enfim: Podemos ter as nossas conversas de salão e futilidades, mas devemos reservar algum tempo para meditar, conversar com quem comungue os mesmos sentimentos e preocupações, para ir alimentando o Espírito (a nossa Alma em contato com o Espírito residente) e nos irmos integrando cada vez mais no plano da Criação, cooperando com o Criador no Seu projeto de Vida para todos nós.

 

A oração, seja ela qual for, desde que com convicção e fé é uma fonte poderosíssima para o desenvolvimento e evolução da Alma.

 

Todos sabem que utilizamos apenas um décimo da capacidade do nosso cérebro que além de controlar a evolução física no mundo material serve também como arquivo geral de tudo o que os nossos sentidos conseguem captar, bem como o resultado da experiência espiritual resultante da parceria corpo/Espírito residente.

 

A oração consegue estabelecer a "ponte" entre esse décimo consciente utilizado do cérebro com os restantes nove décimos o que aumenta substancialmente a capacidade do ser. Quanto mais orar mais fortalece essa ponte e na progressão começara a poder utilizar as capacidades enormes que Deus deu ao Homem mas que precisam de ser "cultivadas" para poderem ser utilizadas. Devido ao seu enorme poder não estão ao alcance de qualquer um. É preciso persistência, colaboração e obediência às Leis espirituais que existem para proteção da própria humanidade. É preciso estar com Deus (nas suas três vertentes: Pai, Filho e Espírito Santo) e confiar cegamente n'Ele. Para isso é preciso ter Fé.

R.

Sem comentários:

Enviar um comentário