O PERIGO DO CULTO AOS ANJOS
Em Apocalipse 19.10 o apóstolo João é repreendido por se inclinar para
adorar ao anjo "Eu caí de joelhos
para adorar o Anjo, mas ele disse-me: Não! não faças isso! Eu sou um servo como tu e como os
teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus. É a Deus que deves adorar!".
Há uma hierarquia entre os
Anjos, mas eles são conservos dos homens, ou seja, eles foram destinados para nos servirem. Deus criou o Homem à Sua
imagem e este está acima dos Anjos. O Homem é que vai julgar os Anjos.
Os Anjos são simples
mensageiros, transmitem mensagens e revelações do Senhor aos Seus servos, para
animá-los, confortá-los, dar livramento, reuni-los com o povo de Deus (Daniel 1, Zacarias 1.19,20), protegem os
que temem ao Senhor das investidas do maligno (Salmos 34.7, 91.11,12, Daniel 6.22), batalham a favor de cristãos,
povos e nações em conflitos que se travam no mundo espiritual (Isaías 37.36,
Daniel 10.13, 12.1) e cumprem decretos e juízos do Altíssimo (Génesis 19, Atos
12.23, Apocalipse 16), e os Arcanjos são os Anjos guerreiros (Querubins e Serafins) como os que
ficaram a guardar as portas do Eden quando Adão foi expulso
“O problema é que muitas pessoas ficam
impressionadas com a existência desses seres celestiais; ficam maravilhadas com
o poder e as atividades angelicais. Contudo, não se pode igualar as
características e habilidades deles com as de Deus. Os anjos são criaturas. Deus
é o Criador”.
O perigo de adorar a anjos está
na determinação de Deuteronómio 5.9 quando
o Senhor ordena que somente a Deus podemos adorar e prestar culto.
Se
é errado e idolatria ajoelhar-se diante de um anjo, mais errado ainda é
ajoelhar-se diante de uma representação fotográfica, ou escultura de um anjo.
Qualquer anjo de qualquer categoria é pecado. Vemos que na igreja católica existem
cultos aos anjos, até pela maneira como se dirigem a eles como SÃO GABRIEL E
SÃO MIGUEL. Há pessoas que tem esculturas destes anjos e estas pessoas colocam
estas figuras de anjos em oratórios, pequenas caixas onde ficam imagens de
divindades ou objetos de culto.
O culto aos anjos também é praticado no catolicismo através de orações que são recitadas aos anjos com pedidos, suplicas e ações de graças. No mínimo se atribuindo aos anjos onipotência, onisciência e onipresença. Pois só Deus pode estar em todos os lugares e ouvir todos orando. O culto bíblico é aquele em que as orações são dirigidas a Deus.
A angelolatria é praticada abertamente por bruxos, feiticeiros e esotéricos que dizem que precisam de estar em harmonia com as forças cósmicas para que tudo dê certo nas suas vidas.
O Apostolo Paulo advertiu a igreja de Colossos para tomarem cuidado com os cristãos gnósticos que estavam a surgir no meio do cristianismo, pessoas que praticavam um misticismo antibíblico que incluía culto aos anjos. Estes grupos ressurgiram no século XX pregando vários conceitos místicos e contatos com seres cósmicos que estão classificados nas Escrituras no pecado de culto aos anjos. Todas as formas de culto a entidades espirituais do “bem” são classificadas como culto aos anjos e não devem ser praticados pelos adoradores de Deus.
O culto aos anjos também é praticado no catolicismo através de orações que são recitadas aos anjos com pedidos, suplicas e ações de graças. No mínimo se atribuindo aos anjos onipotência, onisciência e onipresença. Pois só Deus pode estar em todos os lugares e ouvir todos orando. O culto bíblico é aquele em que as orações são dirigidas a Deus.
A angelolatria é praticada abertamente por bruxos, feiticeiros e esotéricos que dizem que precisam de estar em harmonia com as forças cósmicas para que tudo dê certo nas suas vidas.
O Apostolo Paulo advertiu a igreja de Colossos para tomarem cuidado com os cristãos gnósticos que estavam a surgir no meio do cristianismo, pessoas que praticavam um misticismo antibíblico que incluía culto aos anjos. Estes grupos ressurgiram no século XX pregando vários conceitos místicos e contatos com seres cósmicos que estão classificados nas Escrituras no pecado de culto aos anjos. Todas as formas de culto a entidades espirituais do “bem” são classificadas como culto aos anjos e não devem ser praticados pelos adoradores de Deus.
Culto aos anjos: apostasia no tempo do fim
Os anjos são mencionados na
Bíblia como seres reais, não imaginários e nem mitológicos, desde o Jardim
do Éden (Gn 3.24), passando pelos
carvalhais de Manre (Gn 18.1) até a
Ilha de Pátmos (Ap 22.8). É certo que
inúmeros povos, mesmo pagãos, têm suas crenças acerca de anjos ou seres
espirituais. Entre esses povos, não se distingue muito bem o que sejam anjos e
demônios e ambos chegam a ser adorados e cultuados. Quanto a isso, Jesus deixou
bastante claro ao príncipe das trevas: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a
Ele darás culto”, Mt 4.10 e Lc 4.8.
O que aprendemos pela
Escritura Sagrada é que os anjos têm funções que variam desde o serviço
imediato diante do Trono de Deus até aos mais diferentes serviços na esfera
terrestre, envolvendo, inclusive, nações, comunidades ou mesmo indivíduos. Os
anjos aparecem na transmissão da mensagem divina na Antiga Aliança (Dt 33.2-3). Eles aparecem ainda em
inúmeros textos sagrados do Antigo Testamento, exercendo funções em favor do
povo escolhido de Deus. São atuações marcantes que mostram como são poderosos.
A Escritura, porém, não admite que sejam todo-poderosos. Isso é atribuído
somente a Deus, o Criador dos anjos e dos homens.
Pelo relato sagrado, entendemos que os anjos são seres espirituais criados por Deus e que, apesar da rebelião liderada pelo querubim ungido, mantiveram-se fiéis a Deus no seu pacto e aliança. Somente um terço das hostes angelicais deixaram-se seduzir pelo inimigo de Deus. Em virtude dessa rebelião, os anjos caídos procuram seduzir pessoas incautas para que sejam adorados e cultuados. Os verdadeiros anjos de Deus recusam qualquer tipo de adoração (Ap 22.8-9).
Alguns textos paulinos mostram que a obra de Redenção
não excluiu totalmente os anjos, embora a mensagem do Evangelho tenha sido
confiada aos homens, que evangelizarão os seus semelhantes. Apesar disso, os
anjos fizeram-se presentes à anunciação do Senhor, no seu nascimento, durante a
tentação no deserto e no ministério terreno de Jesus Cristo entre os homens. Um
dos textos mais belos é o que se refere à oração sacerdotal de Cristo no Jardim
do Getsêmane. Naquele momento de tanta agonia, diz Lucas: “Apareceu-lhe um anjo
do céu, que o confortava”, Lc 22.43.
Os anjos aparecem durante a ressurreição do Senhor e comunicam a boa nova de
que Ele havia ressuscitado. Mais tarde, quando da ascensão do Senhor aos Céus,
eles aparecem para confortar os discípulos.
Durante o período apostólico, os anjos em algumas
ocasiões fizeram-se presentes para cooperar na obra de expansão da igreja,
provendo livramento para os apóstolos e seguidores do Senhor, como no caso em
que Pedro era guardado na prisão e a igreja fazia constante oração. Entretanto,
em nenhum lugar das Escrituras os anjos são adorados ou cultuados pela Igreja
Primitiva, nem por nenhum dos verdadeiros seguidores de Jesus.
Paulo chega a escrever aos colossenses: “Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de
humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde
inchado na sua carnal compreensão, e não ligado à cabeça, do qual todo o corpo,
provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus”,
CI 2.18-19. Parece que, já naqueles
dias, havia um grupo de separatistas, influenciado pelo gnosticismo vigente,
praticando esse tipo de coisa e perturbando a fé dos cristãos, que de forma
bastante ingênua deixavam-se levar por esse tipo de misticismo pagão.
Sabe-se que em virtude do respeito que o judaísmo
tinha pelos anjos, por serem descritos como poderosos, havia uma espécie de
crença mística que influenciava de certa forma, pois “ver um anjo” poderia ser
considerado como experiência tão grande quanto ver o próprio Deus. Talvez por
isso, a teologia judaica posterior ao cânon sagrado passou a encarar os anjos
como mediadores entre Deus e os homens, e a posição tão elevada destes
naturalmente fez com que alguns até os adorassem.
Foi em virtude destas práticas que a adoração aos
anjos penetrou sorrateiramente na cristandade através de seitas gnósticas, como
já falamos, que incorporaram esta prática nos seus ensinamentos. Todavia, a
prática não era aceitável pelos verdadeiros cristãos (Ap 19.10).
De acordo com a Enciclopédia de Bíblia e Teologia, Justino
Mártir informa que, no século 2dC, havia cristãos que veneravam a hoste dos
anjos bons. Mas, foi logo após o século 4dC que o culto aos anjos tornou-se
generalizado, sendo honrado especialmente o arcanjo Miguel. Os anjos figuravam
com tanto destaque na arte e no culto dos cristãos medievais a ponto de serem
pintados nas grandes catedrais romanas com muita frequência e detalhes. Nesses
cenários, encontramos figuras de anjos adultos, adolescentes e crianças – masculinizados
e feminilizados, como se passassem pelo mesmo processo biológico a que somos
submetidos. Contudo, o Senhor Jesus, ensinando acerca dos ressuscitados,
enquadrou-os na mesma condição dos anjos, que “nem
casam, nem são dados em casamento” (Mt 22.30).
Com o advento da Reforma Protestante e o retomo às
Escrituras Sagradas, os líderes reformadores desencorajaram essa prática
daninha no seio da igreja, e os liberais relegaram os anjos ao domínio da
fantasia religiosa e poética. Entretanto, os verdadeiros crentes sabem qual o
real papel desses seres espirituais. O escritor aos hebreus deixa bastante
claro, como a luz do meio-dia, que “todos eles são espíritos ministradores,
enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hb 1.14). Hebreus 2.5,9,16-18 e 3.1-2, e tantos outros textos, mostram que a nossa
fidelidade cristã deve ser inteiramente a Jesus, que se identificou connosco em
carne e sangue, pagando o preço da nossa redenção.
Jesus afirmou que só o Espírito Santo é o enviado do
Pai como “outro Consolador”. É o Espírito Santo que testifica de Jesus
para a Igreja (Job 14.16 -17; 15.26;
16.13-14).
Alguns homens enfatuados no seu saber carnal acreditam
que têm poder devido à proximidade dos seus “anjos guardiães”. Em alguns
movimentos modernos da igreja cristã evangélica, têm surgido homens que
acreditam que a iluminação ou revelação espiritual que obtiveram é mediada por
anjos. Desse modo, procuram entrar em contato com o ser divino tendo como
mediadores outros seres espirituais (aos
quais denominam anjos).
Foi por esse e outros motivos que Paulo escreveu que
considerava “anátema” dar crédito a qualquer acréscimo posterior feito ao
evangelho canónico, ainda que isso viesse da parte de um anjo do céu (Gl1.6-9). Isso porque o apóstolo bem conhecia
os ardis do maligno e o poder das obras da carne atuando mediante uma mente
natural e não submetida ao senhorio de Cristo.
Convém, pois, estar atento para não cair na apostasia
do culto aos anjos.
Sem comentários:
Enviar um comentário