A EDUCAÇÃO
AO SERVIÇO DAS CORPORAÇÕES
A
verdadeira Educação é proibida, para bem dos ricos e poderosos. Pobre Portugal
e pobres portugueses que ainda têm ilusões com estes políticos de pacotilha.
Há
quarenta anos que os partidos políticos "mexem" no sistema do ensino,
mas é para cada vez pior. O sistema de educação originado do padrão militar de
educação no século 18, tem como objetivo gerar uma massa de pessoas obedientes e
competitivas, com disposição para guerrear.
As
matérias são cada vez mais "aliviadas" do seu peso e pouco se ensina.
Aquilo que poderia ser ensinado em dois anos passou a ser ministrado em quatro
ou cinco anos porque não interessa formar pessoas e prepará-las para
questionarem o sistema.
Toda
a sua rotina serve para preparar as crianças a respeitarem horários rígidos de
trabalho, conforme o interesse da Industria, do comércio e dos serviços. A
“massa” trabalhadora deve respeitar os parâmetros de funcionamento das fábricas
e grandes superfícies comerciais. Mas só conta o interesse das corporações que
não se preocupam em criar condições dignas para o bom funcionamento e
cumprimento dos horários de laboração. O trabalhador, devido à inépcia dos
líderes e governantes, perde imenso tempo nas deslocações para o local de
trabalho e regresso a casa, não lhe restando praticamente tempo nenhum para o
lazer e para se dedicar à família.
É
um autêntico escravo, no meio de tanta prosperidade de alguns.
As escolas são colocadas no mesmo patamar das fábricas e dos presídios, com os seus portões, grades e muros; com horários estipulados de entrada e de saída, fardamento obrigatório, intervalos e sirenes indicando o início e o fim das aulas. Ou seja, o sistema educacional vigente acaba por refletir verdadeiras estruturas políticas ditatoriais que produzem cidadãos "adestrados" para servir o sistema. Nesses termos, qualquer metodologia educacional que busque algo diferente será "proibida".
Infelizmente,
este é o modelo que se espalhou pela Europa e depois pelas Américas. A sua
principal falha está num projeto que não leva em consideração a natureza da
aprendizagem, a liberdade de escolha ou a importância do amor e relações
humanas no desenvolvimento individual e coletivo.
Assim, fracassados somos todos os que compactuamos direta ou indiretamente com esta verdadeira máquina de subjugar crianças e adolescentes inocentes. Precisamos de um projeto completamente independente de uma magnitude sem precedentes, o que explica a necessidade latente para o crescimento e o surgimento de novas formas de educação.
"Todo o mundo fala de paz, mas ninguém educa para a paz. As pessoas educam apenas para a competição e a competição leva à guerra."
— Pablo Lipnizky
"Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos, prestativos e responsáveis possa mudar o mundo. Na verdade, é assim que tem acontecido sempre."
"A liberdade real virá quando nós nos libertarmos da dominação da educação ocidental, da cultura ocidental, e do modo de vida ocidental."
Sem comentários:
Enviar um comentário