Arquivo do blogue

terça-feira, 9 de maio de 2017


A EDUCAÇÃO AO SERVIÇO DAS CORPORAÇÕES

A verdadeira Educação é proibida, para bem dos ricos e poderosos. Pobre Portugal e pobres portugueses que ainda têm ilusões com estes políticos de pacotilha.

Há quarenta anos que os partidos políticos "mexem" no sistema do ensino, mas é para cada vez pior. O sistema de educação originado do padrão militar de educação no século 18, tem como objetivo gerar uma massa de pessoas obedientes e competitivas, com disposição para guerrear.

As matérias são cada vez mais "aliviadas" do seu peso e pouco se ensina. Aquilo que poderia ser ensinado em dois anos passou a ser ministrado em quatro ou cinco anos porque não interessa formar pessoas e prepará-las para questionarem o sistema.

Toda a sua rotina serve para preparar as crianças a respeitarem horários rígidos de trabalho, conforme o interesse da Industria, do comércio e dos serviços. A “massa” trabalhadora deve respeitar os parâmetros de funcionamento das fábricas e grandes superfícies comerciais. Mas só conta o interesse das corporações que não se preocupam em criar condições dignas para o bom funcionamento e cumprimento dos horários de laboração. O trabalhador, devido à inépcia dos líderes e governantes, perde imenso tempo nas deslocações para o local de trabalho e regresso a casa, não lhe restando praticamente tempo nenhum para o lazer e para se dedicar à família.

É um autêntico escravo, no meio de tanta prosperidade de alguns.

As escolas são colocadas no mesmo patamar das fábricas e dos presídios, com os seus portões, grades e muros; com horários estipulados de entrada e de saída, fardamento obrigatório, intervalos e sirenes indicando o início e o fim das aulas. Ou seja, o sistema educacional vigente acaba por refletir verdadeiras estruturas políticas ditatoriais que produzem cidadãos "adestrados" para servir o sistema. Nesses termos, qualquer metodologia educacional que busque algo diferente será "proibida".

Infelizmente, este é o modelo que se espalhou pela Europa e depois pelas Américas. A sua principal falha está num projeto que não leva em consideração a natureza da aprendizagem, a liberdade de escolha ou a importância do amor e relações humanas no desenvolvimento individual e coletivo.

Assim, fracassados somos todos os que compactuamos direta ou indiretamente com esta verdadeira máquina de subjugar crianças e adolescentes inocentes. Precisamos de um projeto completamente independente de uma magnitude sem precedentes, o que explica a necessidade latente para o crescimento e o surgimento de novas formas de educação.


"Todo o mundo fala de paz, mas ninguém educa para a paz. As pessoas educam apenas para a competição e a competição leva à guerra."


— Pablo Lipnizky

"Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos, prestativos e responsáveis possa mudar o mundo. Na verdade, é assim que tem acontecido sempre."



"A liberdade real virá quando nós nos libertarmos da dominação da educação ocidental, da cultura ocidental, e do modo de vida ocidental."


Sem comentários:

Enviar um comentário