SOBRE A CRIAÇÃO DO HOMEM
Em 29.12.2023 escrevi no Facebook o meu pensamento sobre Deus e a Criação do Homem SEMELHANTE a Deus.
Mas não estava completo. É preciso mais para as pessoas compreenderem.
Deus é uma Entidade, que para o nosso patamar de evolução, tem três "personalidades". O Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Pai tem a função de Deus, assim como o Filho e o Espírito Santo. Cada um foi revelado conforme o grau de evolução da humanidade.
DEUS é uma FUNÇÃO de um Ente etérico, um Ente de Luz, uma essência, uma Energia Superior, que não tem nada de parecido com um velhinho de barbas, não tem mãe (ainda para mais, humana, numa mostra de arrogância extrema dos pobres espíritos que assim decidiram), pois foi Ele que tudo criou. Podemos imaginar uma comparação mais acessível, por exemplo, com aquilo que estamos habituados a lidar: O CORPO HUMANO.
O Corpo humano tem a Mente consciente que pensa no que vai criar no mundo físico. Pensa em criar algo e para isso utiliza o Corpo físico para executar o trabalho. E tem o Espírito individual (um átomo de Deus que lhe foi doado ao nascer) para dar-lhe a existência real. Essa Trindade, tanto em Deus, como no Homem, é que formam a Entidade. A Mente sem o Corpo não pode funcionar. Sem o Espírito também não. A Entidade tem em si essas três componentes.
Com Deus sucede o mesmo. A componente Pai não pode concretizar a criação sem o Filho para executar o trabalho, e sem o Espírito Santo para dar Vida. A Entidade só existe com essas três componentes – O Pai, o Filho e o Espírito Santo. O que está em cima é como o que está em baixo e Deus disse que criou o Homem à SUA SEMELHANÇA. Ambos são Entidades com três componentes funcionais.
Neste caso, para maior compreensão da Trindade, seguindo o conceito de que "o que está em cima está em baixo" e "o microcosmos é como o macrocosmos", em que tudo está interligado, pensemos no corpo humano, por exemplo, composto pela cabeça tronco e membros e no Homem trio-uno, conhecido por todas as religiões e grupos esotéricos, composto pela Mente, o Corpo e o Espírito. A Mente, como ponto nevrálgico no cérebro (funcionando no cérebro) portanto não palpável, etérea, diáfana. Para permitir dar continuidade à sua ação imaginativa, de criação ou decisão, precisa de um instrumento material que execute as suas ordens que, neste caso, é o Corpo denso. O Corpo é a ferramenta que executa o que a Mente ordena. O Espírito é o elemento que dá a Vida, é o elemento vital para que a Mente e o Corpo funcionem. Portanto esta trindade forma o Homem.
Imagem: Quora
Em Deus, o princípio será o mesmo, simplificando até demais, só para maior compreensão. Grosso modo O Pai cria e dirige. É um ente incorpóreo que utiliza como ferramenta de execução o Filho que toma a forma corpórea, ou outra forma conforme os planos dimensionais onde se processa a evolução, desde o mais diáfano ao mais denso como o da Terra, e o Espírito Santo é a energia, o sopro vital que banha todas as formas vivas.
Corpo e Espírito individual
O Espírito que vivifica o corpo de um ser vivo provém de Deus e vai "aconselhando" o portador durante a vida material, só que muitos portadores não o escutam ou quando o escutam não sabem interpretar a mensagem, pelo que a humanidade andou sempre transviada recebendo esporadicamente uma revelação ou "empurrão" mais forte para determinado caminho. Este espírito interior sendo uma fração absoluta da própria essência perfeita divina, está virtualmente imune ao erro e completamente livre do pecado (erro consciente e premeditado). O espírito então busca a personalidade através da sua união definitiva com o hospedeiro humano, e o Homem busca a DIVINDADE e ETERNIDADE através da sua união com o espírito. Quando o Homem segue a liderança deste espírito interior, que na prática significa fazer a Vontade de Deus, ele consegue eternizar-se, alcançar a sobrevivência. Desta eterna fusão Deus-Homem surge, então, uma nova consciência (formação da Alma), exclusiva e original, única por toda a eternidade, dotada de valores e significados singulares, formando um verdadeiro filho do Homem, pela composição material do corpo, e filho de Deus, pela centelha de espírito que lhe dá a vida.
Agora que Jesus, depois da nova aliança, desta vez extensiva a toda a humanidade (a primeira aliança foi apenas com os Hebreus, o povo escolhido para dar seguimento à semente implantada do Ser humano criado com novas capacidades superiores ao restante dos povos que habitavam a Terra), quando ascendeu aos Céus, deixou na Terra o Espírito Santo.
Todos aqueles que "procuram" orientação e têm Fé em Deus e conseguem reunir as condições necessárias para serem "batizados" com o Espírito Santo são abençoados, e o seu espírito fica melhor conectado com o Espírito Universal e beneficiam de melhor orientação para desenvolverem os seus dons pessoais e evoluírem para a imortalidade da Alma. É assim que Deus é omnipresente em toda a criação porque o Seu Espírito está em todo o lado. Quando oramos a Deus aquela centelha que nos vivifica e está conectada com a "Casa Mãe" transmite instantaneamente tudo aquilo que sentimos e pensamos para o Espírito Santo (Deus). E é pela mesma via que recebemos as respostas que consideramos como a "inspiração" que nos faz tomar as atitudes corretas. Aqueles que permanecem na escuridão (que não creem em Deus), por ignorância ou por escolha, não beneficiam dessa Graça e vivem amarguradamente e numa falsa felicidade. Depois da última outorga do Filho (que doou a Sua vida à Terra para sentir na carne o que os humanos sentem e se sacrificou por eles para os redimir e perdoar os seus pecados), Ele recebeu definitivamente a posse do Universo que criou e deixou o Espírito Santo definitivamente no planeta Terra. Portanto: A personalidade de Deus incorporada neste Universo, como sendo o Seu Filho Unigénito, é Jesus. Em outros Universos, a incorporação do Filho faz-se no suporte próprio de cada Universo.
Todos os outros seres vivos, não têm esta trindade como componentes das suas entidades. Os Animais, por exemplo, têm uma Mente irracional, um corpo físico e um espírito sem consciência individual.
Os animais domésticos, que entraram em contacto com o Homem há gerações, desenvolvem faculdades que os outros animais, que não tiveram essa vantagem, não possuem. Isto pode ser explicado pelo princípio científico de que “um fio carregado de eletricidade induz uma corrente mais débil em outro fio que lhe esteja próximo, assim como um homem de moral forte induz uma tendência parecida noutro de natureza mais fraca”. Tudo quanto fizermos, dissermos, ou somos, reflete-se ao nosso redor. Esta é a razão por que os animais domésticos parecem pensar. Eles são os mais elevados da sua espécie, quase ao ponto de individualizar-se, e as vibrações mentais do homem têm induzido neles uma atividade similar, porém, de ordem inferior.
Somente o Homem possui a cadeia completa de veículos que o correlaciona com todas as divisões dos três mundos. Ao animal falta um elo desta cadeia, a Mente. O Espírito animal, na sua descida, alcançou somente o Mundo do Desejo. Não se desenvolveu ainda até ao ponto de poder “entrar” num Corpo Denso. Portanto, o animal não tem um espírito interno individual, mas sim um Espírito-Grupo que o dirige de fora.
O animal possui o Corpo Denso, o Corpo Vital e o Corpo dos Desejos. Existe um ponto, entre as sobrancelhas, a cerca de meio centímetro abaixo da superfície da pele, que tem um ponto correspondente no Corpo Vital. Esses dois pontos eram também afastados nos homens dos primórdios da Atlântida, igualmente como o são nos animais atuais. Esses pontos estão mais próximos nos cachorros do que em qualquer outro animal, com exceção, talvez, do elefante. O Corpo Vital e o Corpo dos Desejos de um animal não estão completamente dentro do Corpo Denso, especialmente no que concerne à cabeça.
A cabeça etérica de um cavalo, por exemplo, sobressai muito além e acima da cabeça densa. Quando, em casos raros, a cabeça etérica do cavalo penetrar na cabeça do seu Corpo Denso, ele pode aprender a contar e a executar operações elementares de aritmética.
Enquanto que nos animais, cada espécie, por ter um espírito não consciente, são movidos pelo instinto (muito diferente da intuição do Homem) tem o mesmo comportamento em qualquer parte do Globo e na doença reagem sempre da mesma maneira ao medicamento, no Homem já não acontece o mesmo. Devido ao seu espírito individual, o comportamento de cada indivíduo é marcadamente diferente de outro indivíduo e o mesmo medicamento não produz o mesmo efeito a ambos. Os animais, de cada espécie são praticamente todos iguais, enquanto que no Homem são todos diferentes.
Junto um gráfico do “Conceito Rosacruz do Cosmo” publicado pela Fraternidade Rosacruz de Portugal – Lisboa, que detalha a constituição atual do Homem o o método do seu desenvolvimento.
Como podemos ver o Animal chega apenas à área do sentimento enquanto que o espírito do Homem (O Ego, a Alma) já aborda o foco da Mente e adquiriu consciência de si. Ainda há muito pela frente no caminho evolutivo.
Nota: No “Conceito Rosacruz do Cosmos”, Max Heindel tece algumas considerações, importantes para os cépticos ou de espírito fechado, frisando que os textos rosacruzes não são dogmáticos nem apelam a qualquer “autoridade” que não seja a própria razão do estudante. Não há, sobre este assunto complicado, qualquer revelação que possa abranger tudo quanto esteja no Mundo, o que não quer dizer que tudo o que é exposto seja infalível, considerando o autor como omnisciente (só o Papa é que é infalível para os ignorantes que governam a Igreja de Roma). Está fora de questão um livro que tenha a pretensão de trazer a última palavra sobre o Mistério do Mundo. A Fraternidade Rosacruz não considera o “Conceito Rosacruz do Cosmos” como o Alfa e o Ómega, o último conhecimento oculto. Nesta obra, o que se afirma deve ser aceite ou repelido pelo leitor (estudante) segundo o seu próprio critério. O conhecimento não é estático, está sempre em movimento, e progride com a evolução. Podemos citar um exemplo. O Corpo Vital é formado por prismas minúsculos, o fluído Solar, incolor, muda para um tom rosáceo tal como Max Heindel, e outros investigadores, têm informado. Fizeram-se novas descobertas. Agora sabemos que em cada renascimento forma-se um novo “Cordão Prateado”, nascendo uma parte do mesmo no átomo-semente do Corpo de Desejos, situado no grande vórtice do Fígado, que a outra parte nasce no átomo-semente do Corpo Denso, no Coração e que as duas partes se unem com o átomo-semente do Corpo Vital, no Plexo Solar, e que esta união de veículos superiores e inferiores produz o despertar do feto, um novo ser vivo.
O desenvolvimento ulterior do Cordão, entre o Coração e o Plexo Solar, durante os primeiros sete anos, tem a relação muito importante com o mistério da infância e o seu maior desenvolvimento (do Fígado ao Plexo Solar) no segundo período de sete anos da vida da criança, contribui para a adolescência. A partir daí, depois da formação total do Cordão Prateado, marca o fim da vida infantil e o indivíduo passa a ter uma aura individual como os adultos.
Todos os ocultistas e espiritualistas crêem que existe uma ligação entre o nosso Espírito e o Corpo Físico por um cordão prateado (como o cordão umbilical). Já devem ter lido narrativas de viagens astrais em que o espírito sai do Corpo Denso para que o processo automático de regeneração do corpo funcione eficazmente. E o espírito pode divagar por onde quiser, mas sempre ligado ao corpo físico por esse cordão prateado. Só no momento da morte física é que esse cordão é desligado e o espírito e a mente (a Alma) partem para o seu destino. Esse cordão tem três ramificações (para o coração, para o Fígado e para o Plexus Solar) formando como que uma taça.
Depois de ler imensas vezes a Bíblia é que “compreendi” que estava lá a confirmação desta crença ocultista.
Em Eclesiastes, 12: 6 diz explicitamente: "Antes que o fio de prata se rompa e a taça de ouro se parta, antes que a bilha se quebre na fonte e a roldana rebente no poço. Então o pó volta para a terra de onde veio, e o sopro vital retorna para Deus que o concedeu." Quando o cordão de prata se rompe o Corpo Físico morre e regressa a pó e o nosso espírito regressa a Deus onde esperará pela ressurreição para se juntar novamente à parceria com a nossa Alma, noutro Céu, ou dimensão.
Devido a uma peculiaridade, os cavalos, os cães, os gatos e outros animais domésticos, percebem o Mundo de Desejos, ainda que nem sempre distingam entre este e o Mundo Físico. Um cavalo pode espantar-se ante uma figura invisível para o cavaleiro. Um gato pode tentar esfregar-se em pernas invisíveis para nós, pois ainda que veja o fantasma (o habitante do mundo invisível que tanta influência exerce no nosso mundo visível) não percebe que não são densas. O cão, mais sábio do que o gato, sente, muitas vezes, que existe algo que não compreende, quando vê surgir o seu dono já falecido e não pode lamber-lhe as mãos. Uiva, então, indo deitar-se a um canto com o rabo entre as pernas.
Como sabemos (ou devíamos saber) o nosso mundo está cada vez mais na posse de demónios e espíritos malignos que pretendem destruir o Homem para o dominarem completamente. Em textos anteriores já expliquei esta luta espiritual entre o mundo invisível e o mundo visível onde ainda há quem tenha preparação e força para lhes fazer frente e “acordar” o resto da humanidade para que o desequilíbrio se atenue e o Homem possa utilizar o “Poder” e a “autoridade” que Deus lhe deu.
Hoje, sabe-se que muitos espíritos malignos conseguem escapar ao domínio do Espírito-Grupo dos cães e dão ordens explicitas ao animal que, sem consciência individual, não resiste e obedece. Já devem ter reparado nos inúmeros factos anómalos que têm acontecido neste mundo ultimamente, em que cães dóceis, amigos dos seus donos e companheiros, de um momento para o outro tornam-se agressivos e tentam matar membros da “sua” família humana. É a causa do domínio de um espírito maligno, que o cão vê, mas não distingue a sua natureza etérea, julgando estar a lidar com um ser físico.
Este fenómeno acontece e a própria bíblia revela essa capacidade de um animal interagir com o mundo invisível, como no caso da jumenta de Balaão cuja história é descrita em Números 22:22-31.
A seguinte ilustração talvez possa mostrar a diferença entre o Homem com o seu espírito individual interno, e o animal com o seu espírito-grupo.
Podemos imaginar um quarto dividido ao meio por uma cortina. Um dos lados representa o Mundo de Desejos. O outro, representa o Mundo Físico. Dois homens, um em cada divisão, não podem ver-se mutuamente. Mas, na cortina, há dez furos pequenos e o homem que se encontra na divisão do Mundo de Desejos pode meter os seus dez dedos das mãos por esses furos, para o outro lado que representa o Mundo Físico.
Isto dá uma boa ideia do Espírito-Grupo que está no Mundo de Desejos. Os dedos representam os animais pertencentes a uma espécie. Pode movê-los a seu gosto, mas não pode empregá-los tão livre e tão inteligentemente quanto o homem que se encontra na divisão física pode ver o seu corpo. Este último vê os dedos que atravessam a cortina, observa que todos se movem, mas não pode ver a relação que existe entre eles. Todos lhe parecem separados, distintos uns dos outros. Não consegue ver que os dedos são os do homem que, atrás da cortina, governa os seus movimentos. Se fere um destes dedos, não é ferido somente o dedo, mas principalmente o homem que está por de trás da cortina. Se um animal é ferido, este sofre, mas não tanto como o Espírito-Grupo. O dedo, não tendo consciência individualizada, move-se conforme a vontade do homem, assim como os animais se movem sob os ditames do Espírito-Grupo.
Ouvimos falar do “instinto animal” e de “instinto cego”. Não existe essa coisa indefinida e vaga com instinto cego. Não há nada “cego” na maneira como o Espírito-Grupo guia os seus membros, mas há um propósito, isto sim.
O clarividente treinado, quando funciona no Mundo de Desejo, pode comunicar com esses Espíritos-Grupo das espécies animais e constatar que são muito mais inteligentes do que a grande percentagem de seres humanos. Pode observar o maravilhoso tino que demonstram ao dirigir os animais, que são os seus corpos físicos. Os espíritos animais separados ainda não são autoconscientes, daí agirem sem resistência às sugestões do Espírito-Grupo (ou a qualquer entidade maligna que consiga ludibriar o Espírito-Grupo). Os Espíritos-Grupo são entidades que pertencem a uma evolução diferente e funcionam nos mundos invisíveis onde as coisas são muito mais aparentes do que são no nosso mundo visível. Portanto, o que chamamos de Instinto, são na verdade sugestões do Espírito-Grupo, no mundo invisível, que guia os animais.
A relação da Planta, do Animal e do Homem, com as correntes da vida na atmosfera terrestre, é mostrada simbolicamente pela Cruz.
O Animal é simbolizado pelos braços horizontais da cruz. Está entre a Planta e o Homem. A sua espinha está na posição horizontal, e através dela passam as correntes do Espírito-Grupo que é o Guardião dos espíritos animais. Nenhum animal pode permanecer constantemente na posição vertical, pois neste caso as correntes do Espírito-Grupo não poderiam guiá-lo. Morreria por não estar suficientemente individualizado a ponto de suportar as correntes espirituais que penetram através da medula espinal humana.
Os animais possuem somente vinte e oito pares de nervos espinhais, os quais estão ligados ao mês Lunar de vinte e oito dias, comparado com o Homem que tem trinta e um pares de nervos espinhais que o ligam ao mês Solar. Consequentemente, o animal depende do Espírito-Grupo para uma infusão de raios solares necessários para produzir consciência. Eles são completamente incapazes de absorver os raios diretos do Sol.
Os Animais futuramente alcançarão um estágio evolutivo tão elevado quanto o humano. Nessa ocasião os humanos terão subido para um grau mais elevado. Existem razões ocultas, explicadas claramente no “Conceito Rosacruz do Cosmos”, porque a criação de animais deveria ser, cuidadosamente, fiscalizada para o bem-estar e avanço de todo o reino animal. Os animais no seu estado selvagem estão livres de doenças e de dor, porque a sua propagação se faz sob o cuidado e direção do Espírito-Grupo, somente naqueles períodos do ano que são propícios para essa finalidade.
Os Iluminados sabem que os animais são seus “irmãos mais jovens” e devem ajudá-los do mesmo modo que estamos a ser ajudados desde que começamos a percorrer o caminho. No atual estágio da nossa viagem evolucionária, todos sabem, inerentemente, que é errado matar e o Homem amará e protegerá os animais em todos os casos. A ganância e interesses egoístas cegam o Homem em relação aos direitos deles, por enquanto. No “desporto” é que se cometem as maiores crueldades intencionais contra os animais.
Após a morte, um animal permanece por um período maior ou menor de tempo, de acordo com o estágio da sua evolução num Corpo de Desejos feito de matéria do Mundo do Desejo. O clarividente pode ver até mesmo o besouro que morreu indo por um caminho e gradualmente desaparecer. Ele permanece somente alguns poucos momentos na sua forma antes que o espírito volte para a fonte central do Espírito-Grupo. (Motivo por que várias “seitas” de monges Tibetanos, principalmente, se preocupam tanto com a “vida” e chegam, inclusivamente, a varrer o chão à sua frente, para não pisarem, e matarem inadvertidamente, qualquer forma de vida inferior. Esses Monges são clarividentes conscientes) .
Depois da morte do Corpo Físico, o espírito do animal deixa o corpo morto e retorna imediatamente para o Espírito-Grupo. O amor e cuidados que lhes damos, favorecem-nos naturalmente na sua evolução. Enquanto os animais selvagens agem inteiramente sob os ditames do Espírito-Grupo, a que chamamos “Instinto”, os animais domésticos demonstram uma capacidade de pensar totalmente além da evolução normal alcançada por eles no momento presente. Uma vez que sabemos que os animais domésticos aprendem connosco e que todo o ato bondoso que lhes fazemos os ajuda no seu progresso, podemos seguramente deduzir que os animais que se tornaram domesticados, com o tempo tornar-se-ão os mestres dos seus irmãos menos avançados.
Os serviços prestados pelos que estão num estágio inferior aos que estão mais elevados, como trampolim, só pode ser pago por serviço. O mais elevado deve ao mais inferior um débito de gratidão. Cristo reconheceu isto quando disse que sem alunos não poderia haver professor e, em gratidão, o privilégio de ensinar e trazer para o mundo a maravilhosa Religião Cristã. Ele lavou os pés dos seus discípulos. Em épocas futuras, os reinos inferiores, a atuarem como trampolim e como meios para o nosso crescimento e experiência, vão precisar da nossa ajuda e do nosso trabalho.
É evidente que o progresso evolucionário está a elevar os reinos inferiores, assim como a humanidade. Os animais, principalmente as espécies domesticadas, aproximam-se da individualização.
O Espírito-Grupo procura sempre preservar a integridade do seu domínio no sangue da espécie que está a seu cargo. Ele ressente-se da criação de animais que produzem híbridos.
Por exemplo, quando um cavalo e uma jumenta produzem uma mula, a mescla de sangue estranho destrói a faculdade propagadora de modo que o híbrido não pode perpetuar-se. Esta é uma abominação sob o ponto de vista, pois a mula não está definitivamente sob o domínio dos Espírito-Grupo dos cavalos, nem do Espírito-Grupo dos jumentos, se bem que não esteja tão afastada de ambos, que possa ficar completamente fora da sua influência. Exemplos de animais híbridos existentes:
Mula ou Muar - cruzamento entre égua e jumento ou burro.
Bardoto - cruzamento entre cavalo e jumenta.
Ligre ou Tigrón - cruzamento de leão com tigre.
Cama ou Rama - cruzamento entre camelo e Lama.
Wholphin - cruzamento de golfinho com baleia.
Zebralo ou Zorse - cruzamento entre zebra e cavalo.
Portanto, quando se acasalam dois animais de espécies muito diferentes, o Espírito-Grupo dos animais que os envia ao nascimento como espíritos separados, simplesmente impede a fertilização do Átomo Semente. Mas, se por um lado recusa a perpetuação dos híbridos, por outro permite que alguns que estão a seu cargo aproveitem a oportunidade para renascer quando dois de espécies análogas se acasalam. Assim, podemos ver que a infusão de sangue estranho debilita a influência do Espírito-Grupo e este, em consequência, destrói a forma ou a faculdade procriadora que está sob o seu domínio.
Para finalizar :
O Homem, o Ser Criado à semelhança do seu criador é constituído pelo Espírito que lhe dá a vida, pela Mente que cria e pelo Corpo que executa (3 em 1). Deus (para que possamos compreender com facilidade o conceito da Trindade) também é “constituído” por três facetas personalizadas: o Pai que Cria ou ordena o que deve ser feito (a Mente), o Filho que executa (o Corpo) e o Espírito Santo que vivifica (o Espírito). No Homem, a Mente não sobrevive sem o Corpo e o Espírito, ou o Corpo, por si só, não pode existir, e o Espírito por si só não tem razão de existir no Homem. Estas três componentes em 1, é que formam o corpo humano.
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