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terça-feira, 21 de fevereiro de 2017


O CULTO DO CARGO
Como nasce uma religião gentílica, pagã.

Em 1946, as patrulhas do governo australiano, ao aventurarem-se em regiões incontroláveis da Nova Guiné, encontraram tribos agitadas por um grande vento de excitação religiosa: acabava de nascer o Culto do Cargo.
É possível até que este fenómeno possa ter ocorrido no passado da Terra, quando antigos astronautas extraterrestres terem entrado em contato com os nossos antepassados que os consideraram deuses.
Il Culto del Cargo rappresentano un singolare fenomeno etno-sociale sorto durante la Seconda Guerra Mondiale, a seguito delle spedizioni americane nelle isole del pTodos os anos, a tribo Kayapó Amazpnica comemora a chegada da misteriosa Bep-Kororoti, ou "aquele que vem do cosmos", que veio visitar a Terra há muito tempo.
Così narra un'antica leggenda amazzonica: Assim narra uma antiga lenda amazónica:
“Il guerriero dal cosmo sembrava provare piacere nel vedere la fragilità di queste persone. "O guerreiro do cosmos parecia ter prazer em ver a fragilidade dessas pessoas. Nell'intento di voler dare loro una dimostrazione del suo potere, alzò l'arma di tuono e, indicando successivamente un albero e poi una roccia, distrusse entrambi. A fim de querer dar-lhes uma demonstração de seu poder, ele levantou a arma e ouviram-se trovões, quando apontou para uma árvore e, em seguida, uma rocha, destruindo ambos. Tutti compresero che Bep-Kororoti voleva dimostrare loro che non era venuto per fare la guerra”. Todos entenderam que Bep-Kororoti queria mostrar-lhes que não tinha vindo para fazer a guerra ".
La storia dell'umanità ci insegna che il mondo si è evoluto dalla semplicità alla complessità, da attrezzi di pietra fino alla tecnologia avanzata che abbiamo oggi a disposizione. A história humana ensina-nos que o mundo evoluiu de simplicidade à complexidade, a partir de ferramentas de pedra à tecnologia avançada que temos disponíveis hoje. Eppure, decine di storie provenienti dalle culture native sembrano complicare questo schema apparentemente lineare. Ainda assim, dezenas de histórias das culturas nativas parecem complicar este esquema aparentemente linear.
Testimonianze architettoniche di immense strutture megalitiche e racconti di antiche divinità discese sulla Terra in antichità, fanno pensare alla visita di antichi astronauti alieni discesi sulla terra migliaia di anni fa. Tesouros arquitetónicos de enormes estruturas megalíticas e histórias dos antigos deuses que desceram à Terra na antiguidade, sugerem a visita de antigos astronautas alienígenas há milhares de anos atrás.
E' possibile che antichi cosmonauti extraterrestri siano entrati in contatto con i nostri antenati e siano stati scambiati per dèi a causa della loro tecnologia avanzata? É possível que os antigos astronautas extraterrestres tenham entrado em contato com os nossos antepassados ​​e foram confundidos com deuses por causa de sua tecnologia avançada? Per esplorare questa possibilità, bisogna comprendere il particolare fenomeno del “Culto del Cargo”. Para explorar esta possibilidade, precisamos de entender o detalhe do fenómeno "Culto do Cargo".
Il giorno di John Frum O Dia John Frum
Sin dal primo giorno del suo arrivo nel maggio del 1941, le cose non furono più le stesse per gli abitanti di Tanna, una delle isole più piccole dell'arcipelago Vanuatu nel Pacifico occidentale. Desde o primeiro dia de sua chegada em Maio de 1941, as coisas nunca mais foram as mesmas para as pessoas de Tanna, uma das menores ilhas de Vanuatu, no Pacífico ocidental.
Il giorno di John Frum ” è l'evento più importante nel culto nato in seno alle tribù che vivono sull'isola. " O dia de John Frum " é o evento mais importante no culto nascido dentro da tribo que vive na ilha. In questo giorno sacro, numerose parate e celebrazioni vengono tenute per onorare la divinità compassionevole che aveva visitato questa gente molti anni prima. Neste dia sagrado, inúmeros desfiles e celebrações são realizadas para honrar a divindade compassiva que havia visitado essas pessoas muitos anos antes.
Molti etnologi ritengono che i nativi di Tanna abbiano sviluppato il culto attorno alla figura di un soldato americano di nome John Frum (probabilmente è la storpiatura di “John from America”, John dall'America), vissuto a stretto contatto con la tribù nel corso della seconda guerra mondiale. Muitos etnólogos acreditam que os nativos de Tanna desenvolveram o culto em torno da figura de um soldado americano chamado John Frum (provavelmente o que ouviam ao pronunciarem "John from America", John da América), que viveu em estreito contacto com a tribo na Segunda guerra Mundial.

È noto come tale culto cominciò a svilupparsi con l'arrivo di circa 300 mila soldati statunitensi nelle Nuove Ebridi, incaricati di difendere l'arcipelago da una possibile invasione giapponese. É sabido que o culto começou a desenvolver-se com a chegada de cerca de 300.000 soldados norte-americanos às Novas Hébridas, encarregados de defender o arquipélago a partir de uma possível invasão japonesa.
Il caso di John Frum rappresenta uno dei più noti nell'ambito di quel fenomeno conosciuto come “ Culto del Cargo “. O caso de John Frum é uma das partes mais conhecida do fenómeno conhecido como "Culto do Cargo ". Esso rappresenta un singolare fenomeno etno-sociale sorto a seguito delle spedizioni americane nelle isole del pacifico durante il secondo conflitto mondiale. É um fenómeno étnico-sociail singular que surgiu como resultado de expedições americanas nas ilhas do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial.

La distribuzione gratuita di cibo, l'applicazione della medicina occidentale tra gli uomini delle tribù primitive e l'utilizzo degli aeroplani, dovette impressionare notevolmente i nativi, tanto da far credere ai nativi di avere a che fare con delle divinità, spingendoli alla creazione di veri e propri culti religiosi in onore degli dèi. A distribuição gratuita de alimentos, a aplicação da medicina ocidental entre as pessoas de tribos primitivas e a utilização de aviões, tinha que impressionar bastante os nativos, de modo a acreditar que, supersticiosos e com a sua cultura subordinada aos deuses, os empurrou para a criação de um culto religioso real em honra desses deuses.
Con la fine della guerra, lo scopo principale del culto è quello di invocare il ritorno degli dèi dalla pelle bianca, come John Frum o come il duca Filippo di Edimburgo, adorato dalla tribù Yaohnanen dell'arcipelago Vanuatu. Com o fim da guerra, o principal objetivo da adoração é  invocar o retorno dos deuses com a pele branca, como John Frum ou como Philip Duque de Edimburgo, adorado por Yaohnanen, tribos Vanuatu, no arquipélago.

Portanto: O cargo é um termo inglês que designa as mercadorias comerciais destinadas aos indígenas. Latas de conserva, garrafas de álcool, candeeiros de parafina, etc. Para esses homens ainda na idade da pedra o súbito contacto com essas riquezas não podia deixar de ser profundamente perturbante. Depois, reparavam que aqueles homens brancos se dedicavam a atividades misteriosas, vestiam-se todos da mesma maneira (uniformes muilitares), sentavam-se em frente de uma caixa de metal com mostradores de onde saiam ruídos mágicos, graças aos quais obtêm dos deuses o envio do Cargo.
Os indígenas resolveram então copiar esses "rituais". Experimentaram vestir-se à europeia, falaram para dentro de latas de conservas, espetaram troncos de bambus sobre as choupanas a imitar antenas, e construíram falsas pistas de aterragem, na expetativa do Cargo.

Bep-Kororoti: l'astronauta che ha visitato l'Amazzonia Bep-Kororoti: astronauta que visitou o Amazon

Eppure, i culti del cargo potrebbero avere un'origine molto più remota di quelli sorti nelle isole del Pacifico. Ainda assim, os cultos do cargo podem ter uma origem muito mais remota do que as que decorrem nas ilhas do Pacífico. I primi ad aver sviluppato un'adorazione per un visitatore straniero potrebbero essere stati i Kayapo, una tribù della foresta amazzonica. O primeiro a ter desenvolvido uma adoração por um visitante estrangeiro pode ter sido o Kayapó, uma tribo da floresta amazónica.
I Kayapo celebrano ogni anno l'arrivo del misterioso Bep-Kororoti , “colui che viene dal cosmo”, indossando un curioso abito di vimini che ricorda molto una tuta spaziale moderna. Os Kayapó celebram anualmente a chegada do misterioso Bep-Kororoti, "aquele que vem do cosmos", usando um vestido de vime curioso que se assemelha a um modern traje espacial.
Secondo i racconti dei leader della tribù, il misterioso personaggio venne dalla catena montuosa del Pukato-Ti. De acordo com as histórias do líder da tribo, a pessoa misteriosa veio das montanhas do Pukato-Ti. Alla paura del primo incontro, pian piano la gente del villaggio cominciò a sviluppare una vera e propria adorazione verso lo straniero, motivata dalla sua bellezza, dallo splendore bianco della sua pelle e dalla sua benevolenza verso tutti. O medo da primeira reunião, os moradores começaram lentamente a desenvolver uma verdadeira adoração do estranho, motivado pela sua beleza, pelo brilho branco de sua pele e a sua boa vontade para com todos. Si tramanda che questo strano visitatore fosse straordinariamente intelligente e che avesse consegnato agli antenati della tribù preziosissime conoscenze. Diz-se que este estranho visitante era extraordinariamente inteligente e que tinha entregue aos antepassados ​​o precioso conhecimento da tribo.
La leggenda racconta che un giorno Bep-Kororoti esplose in un attacco di rabbia e con urla e minacce vietò ai membri della tribù di avvicinarsi a lui. Diz a lenda que um dia Bep-Kororoti explodiu num acesso de raiva e com gritos e ameaças proibiu membros da tribo de se aproximarem dele. Fu allora che la tribù vide andare lo straniero verso i piedi della montagna e fuggire verso il cielo in una tremenda esplosione che scosse tutta la regione. Foi então que a tribo viu o estranho ir para o pé da montanha e escapar para o céu numa tremenda explosão que sacudiu toda a região.
I nativi videro scomparire Bep-Kororoti in una nuvola di fuoco. Os nativos viram Bep-Kororoti desaparecer em uma nuvem de fogo. L'esplosione fu talmente intensa da distruggere un vasto territorio della giungla, fece scomparire gli animali e da quel momento, la tribù soffrì un luongo periodo di carestia e di fame. A explosão foi tão forte a ponto de destruir uma grande área da selva, acabou com os animais e por esse tempo, a tribo sofreu um período longo da fome e inanição.
L'etnologo Joao Americo Peret, che intervistò gli anziani della comunità aborigena nel 1952, ha affermato che la vicenda di Bep-Kororoti risale ad un passato molto lontano. O etnólogo João Américo Peret, que entrevistou os anciãos da comunidade aborígine em 1952, disse que a história de Bep-Kororoti remonta a um passado muito distante.
I ricercatori moderni, alla luce del fenomeno del Culto di Cargo, si chiedono quale tipo di persona possa aver visitato le tribù del Mato Grosso in un periodo così remoto, vestito con una tuta spaziale e in possesso di una magia che, a dire dei Kayapo, era in grado di abbattere un animale con un semplice tocco. Pesquisadores modernos, à luz do fenómeno "Culto do Cargo", tentam saber que tipo de pessoa poderia ter visitado as tribos do Mato Grosso em um período tão remoto, vestido com um traje espacial e possuindo uma mágica que, para dizer o Kayapó , ele foi capaz de quebrar um animal com um simples toque.
Certamente, la figura di Bep-Kororoti non corrisponde alla mentalità umanitaria del soldato nordamericano che i Tanna di Vannatu continuano ad adorare. Certamente, a figura de Bep-Kororoti não corresponde ao soldado humanitário de mentalidade norte-americana de que a Tanna Vannatu continua a adorar. Ma il fatto più bizzarro, quando si venne a conoscenza della storia dei Kayapo, è la strana tuta spaziale che è diventata parte integrante delle cerimonie in memoria di Bep-Kororoti, poichè il culto, di epoca antichissima, è sorto quando non esistevano ancora i viaggi spaziali umani. Mas o mais bizarro, quando se aprendeu sobre a história dos Kayapó, é o traje espacial estranho que tornou-se parte integrante das cerimónias em memória do Bep-Kororoti, como o culto dos tempos antigos, que surgiu quando o ser humano ainda não ia ao espaço.
Inoltre, il racconto della partenza di Bep-Kororoti, “tra nuvole di fumo, di luce e rombi di tuono”, richiama chiaramente alla mente il comportamento di un motore a reazione moderno. Além disso, o conto da partida de Bep-Kororoti  "entre nuvens de fumo, luz e trovão", é claramente uma reminiscência do comportamento de um motor a jato moderno. Lo spettacolo deve aver sopraffatto i sensi degli aborigeni. O show deve ter dominado os sentidos dos aborígenes.
Secondo i racconti, il meccanismo di propulsione era comandato da ciò che i nativi credevano essere dei “rami” e la nave sembrava essere un “albero”. Segundo relatos, o mecanismo de propulsão foi controlado por aquilo que os nativos acreditam ser um dos "ramos" e o navio parecia ser uma "árvore". La leggenda racconta che il visitatore tornò a sedersi in questo albero speciale e toccando i rami, avvenne una grande esplosione e l'albero scomparve in aria. Diz a lenda que o visitante se sentou nesta árvore (nave espacial) e tocou nos ramos (instrumentos de bordo), que provocou uma grande explosão e a árvore desapareceu no ar. E' un azzardo pensare che si trattasse di un razzo spazial
Ou seja: os nossos antepassados com estes contatos que não compreendiam, interpretaram-nos conforme o seu grau evolutivo. Surge a tradição, que quer dizer o ensinamento de "rituais" que eram uma forma muito legitima de agir em função do conhecimento diferente. Teriam imitado infantilmente atitudes, gestos, manipulações, sem os compreender, sem os relacionar com uma realidade complexa que lhes escapava, na expetativa que esses gestos, essas atitudes, essas manipulações trouxessem qualquer coisa. Qualquer coisa que não vem: um maná celestial, na verdade conduzido por vias que a sua imaginação não podia conceber. É mais fácil cair no ritual do que atingir o conhecimento, mais fácil inventar deuses do que compreender técnicos.
Deste modo, não podemos reduzir todo o impulso espiritual a uma ignorância material. Antes pelo contrário. Para nós a vida espiritual existe. Se Deus ultrapassa toda a realidade, encontraremos Deus quando conhecermos toda a realidade (ai está o objetivo da evolução da Alma). E se o Homem tem poderes que lhe permitem compreender todo o Universo, Deus é talvez o Universo todo, mais qualquer outra coisa.
Se aquilo que chamamos esoterismo (O esoterismo, portanto, prega que existe certo conhecimento que é oculto à maioria, e que somente alguns iniciados podem atingi-lo, por meio de uma busca que envolve, em alguma medida, o sobrenatural) não passasse, de facto, de um exoterismo (Exotérico é tudo que se fala abertamente sobre: uma filosofia, uma corrente de pensamento, uma religião, etc., ou seja: todo o ensinamento dado publicamente, sem reservas)? Se os mais antigos textos da humanidade, sagrados aos nossos olhos, não passassem de traduções adulteradas, de divulgações sem autoridade, de relatos de terceira mão, das recordações um pouco falseadas de realidades técnicas? Nós interpretamos esses textos sagrados como se realmente fossem a expressão da "verdade" espiritual, de símbolos filosóficos, de imagens religiosas.
Imaginemos uma época muito remota em que as mensagens provenientes de outras inteligências do Universo eram captadas e interpretadas, em que os visitantes interplanetários tivessem instalado uma rede sobre a Terra, onde fora estabelecido um tráfico cósmico. Imaginemos que ainda existem, em qualquer santuário, notas, diagramas, relatórios, decifrados com dificuldades, no decorrer dos milénios, por monges detentores dos segredos antigos, mas de forma nenhuma qualificados para extrapolar. Exatamente como seriam capazes de fazer os feiticeiros da Nova Guiné ao tentarem compreender uma folha de papel sobre a qual estivessem inscritos os horários dos aviões entre Nova Yorque e São Francisco.
Por fim, temos o livro de Gurdjieff: Narrações de Belzebu a seu Neto, cheio de referências a conceitos desconhecidos, a uma linguagem inverosímel. Gurdjieff diz que teve acesso a "fontes". Fontes que não passam de desvios, Faz uma tradução em milésima mão, acrescentando-lhe ideias pessoais, edificando uma simbólica de psiquismo humano: eis o esoterismo.
Num prospeto-guia das linhas internas de aviação dos EUA vem: "Pode marcar o seu lugar em qualquer parte. Esse pedido de marcação é registado por um sensor eletrónico. Outro sensor marca o lugar no avião que você deseja. O bilhete que lhe for entregue será perfurado conforme, etc,".
Imaginemos o que isto daria à milésima tradução em dialeto amazónico, feita por pessoas que nunca tivessem visto um avião e que ignorassem o que seja um sensor eletrónico, bem como o nome das cidades citadas no guia. E agora: imaginemos o esoterista perante esse texto, remontando às origens da sabedoria antiga e procurando um ensinamento para a conduta da Alma humana…
Se existiram, na noite dos tempos, civilizações edificadas sobre um sistema de conhecimentos também houve Manuais. AS CATEDRAIS SERIAM MANUAIS DO CONHECIMENTO ALQUÍMICO. Não está posto de parte que alguns desses manuais, ou fragmentos, tenham sido novamente descobertos, piedosamente conservados e indefinidamente recopiados por monges cuja tarefa era mais salvaguardar do que compreender. Indefinidamente recopiados, fantasiados, transportos, interpretados não em função desses conhecimentos antigos, altos e complexos, porém em função do limitado saber da época.
Mas, afinal de contas, todo o conhecimento técnico, científico, levado ao extremo, conduz a um conhecimento profundo da natureza do espírito, dos recursos do psiquismo, leva a um estado superior da consciência. Se, a partir de textos esotéricos (mesmo que não sejam senão aquilo que aqui se disse) alguns homens puderam ascender a esse estado superior de consciência, de certa maneira restabeleceram contato com o explendor das civilizações extintas. Também não está excluido que haja duas espécies de "textos sagrados", fragmentos de testemunhos de um antigo conhecimento técnico e fragmentos de livros puramente religiosos, inspirados por Deus. Ambos se confundiram, na falta de referências que permitissem distingui-los. E, na verdade, trata-se em ambos os casos, de textos igualmento sagrados.
Fonte: Livro Le Matin des Magiciens – Editora Gallimard – Paris - 1958

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